-
Arquitetos: MGAO
- Área: 195 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Paul Hermes
-
Fabricantes: AutoDesk, Fisher & Paykel
Descrição enviada pela equipe de projeto. No natal de 2015, um incêndio descontrolado destruiu Wye River, uma pequena cidade localizada ao longo da Great Ocean Roa, nele 116 casas foram destruídas. Este projeto substitui uma delas. O terreno está localizado em uma quadra acentuadamente inclinada, voltado obliquamente para Bass Straight. No alto do morro, a residência está onde antigamente as copas das árvores estavam, aguardando ansiosamente pelo crescimento da mata circundante.
As edificações remetem às muitas estruturas praieiras locais construídas durante os anos 60 e 70. Suas formas racionais, expressas com métodos simples de construção e materiais comuns, conferem uma qualidade modesta e humilde para a cidade.
A referência pode ser vista através do uso do telhado, varandas em balanço, planta retangular simples, abordagem estrutural clara e a continuação do revestimento externo até o chão - o que cria uma forma levemente monolítica (como uma pequena torre que remete às estruturas praieiras), destacando a encosta íngreme do terreno.
As grandes áreas envidraçadas para enquadrar as vistas incríveis e a necessidade de revestir a estrutura com materiais compatíveis com BAL 40 são possivelmente as únicas adições "modernas" a essa antiga tipologia.
Este projeto visa continuar tal legado. Desde longe, a edificação parece ter uma pele impenetrável porém, uma vez dentro, ela gradualmente se abre, revelando a vista deslumbrante para o oceano e para a cidade através de um primeiro plano de árvores que os clientes lutaram para salvar.